Cardápio Para Diabéticos Saboroso e Fácil de Seguir!

Opções saborosas para montar um bom cardápio para diabéticos tipo 1 e 2.

Ter uma alimentação saudável e equilibrada não pode ser sinônimo de se uma alimentação desinteressante e forçada. Infelizmente, pessoas diabéticas têm certas restrições alimentares e podem tender a se desanimar quando o assunto é comida para diabéticos. Entretanto, cada vez mais surgem opções de cardápios para diabéticos que ajudam a manter sua diabetes controlada.

Como deve ser um bom o café da manhã para diabético?

O café da manhã é uma refeição muito importante e que não deve ser pulada por ninguém. Para os diabéticos, um bom desjejum pode incluir omelete com queijo minas e brócolis, café com leite desnatado e com o adoçante no lugar do açúcar e uma fruta, sendo o abacate uma boa pedida para o seu cardápio matinal. Até a hora do almoço há a possibilidade de um lanche leve: alguma fruta como, por exemplo, kiwi ou morango acompanhada com linhaça ou aveia.

Pão Para Diabéticos, Qual é o Mais Indicado?

Existem muitas dúvidas sobre qual é o melhor pão para diabéticos. Diante disso, vamos esclarecer agora todas as principais dúvidas sobre o assunto.

O consumo de pão pode dificultar o controle da glicose no sangue, pois eles contêm amido que após a digestão se transforma em açúcar no sangue. Por isso, não deve ser consumido em excesso.

Os pães mais indicados para diabéticos são os ricos em fibras, tais como os de aveia, linhaça, trigo integral e centeio pois as fibras diminuem e retardam a absorção do açúcar pelo organismo. Desse modo, apesar do alto índice glicêmico desses alimentos, podem ser consumidos moderadamente.

O pão para diabético que, muitas vezes, não é recomendado é o pão preto pois a cor escurecida pode indicar à presença de açúcar caramelizado ou mascavo. Nesse caso, é preciso verificar o rótulo do produto pois nem todos são açucarados.

É importante destacar, também, que o pão torrado após o consumo transforma-se em açúcar mais rápido do que os outros tipos de pães, de maneira que deve ser evitado.

E o almoço para diabético? Como deve ser?

Já o almoço deve ser uma refeição que ofereça os nutrientes necessários para suprir as demandas do organismo. Para as pessoas diabéticas, uma opção de almoço é a salada, podendo ser ingerida à vontade e contendo vegetais escuros de preferência. O tempero para a salada pode ser uma colher de sobremesa de azeite do tipo extra virgem ou guacuamole. Arroz integral e brócolis também são bem-vindos, além de uma carne magra, tudo ingerido com moderação e sem exageros.

Sobremesa para diabéticos

A sobremesa pode SIM fazer parte do cardápio para diabético, desde que seja consumida em pequenas quantidades, e seja uma opção saudável, como o chocolate amargo com pelo menos 75% de cacau ou ainda o pudim diet.

O jantar para diabético deve leve e saudável

O jantar não deve ser uma refeição pesada para ninguém e isso inclui as pessoas diabéticas. Um bom jantar pode incluir salada crua, como no almoço, ingerida à vontade, preferencialmente folhas escuras. O tempero pode ser o mesmo da salada comida no almoço. Agora, pode-se ingerir macarrão integral ou sem glúten acompanhado de vegetais, manjericão e uma carne magra. O queijo também é permitido, sendo possível escolher entre o queijo minas e a mussarela de búfala.

E na ceia antes de dormir? O que diabético pode comer?

Para as pessoas diabéticas que gostam de comer algo antes dormir, uma boa opção é ingerir chá, pois existem excelentes opções de chá para diabéticos que atua como um verdadeiro remédio natural para diabetes, e deve fazer parte do seu cardápio. Para acompanhar, uma fatia de queijo do tipo minas, ou uma fatia de pão integral acompanhada de peito de peru.

Bom, agora com todas essas dicas fica bem mais fácil de seguir uma dieta saudável e montar um cardápio para diabéticos tipo 2 ou tipo 1

Melhores Sucos Para Diabéticos

 

Pode ser uma tortura para algumas pessoas mudar a alimentação quando se constata ter diabetes ou até mesmo para quem sempre soube do diagnóstico. É bem difícil seguir uma regra alimentar diferenciada, quando não há aqueles que de alguma forma rejeitam certos alimentos, principalmente os legumes.

Existe uma maneira para amenizar tudo isso. Basta fazer sucos com os legumes e com certeza se terá um resultado mais prazeroso de levar sua dieta do diabético a diante. Sucos de frutas também são bem vindo, desde o momento que se tenha cuidado quais frutas consumir. Porém, o ideal é consumir as frutasin natura ao invés do suco concentrado de frutas, isso porque as frutas inteiras preservam as fibras solúveis responsáveis por impedir que a frutose (açúcar das frutas) aumente os níveis de glicose no sangue.

 

Entretanto, para o diabético, nenhum suco específico é dispensado, no entanto, “mudanças” para outros alimentos podem ser necessárias para estabilizar o açúcar e a ingestão de carboidratos. No caso de sucos para diabéticos algumas opções são mais indicadas, como por exemplo o suco de limão e o de abacaxi com hortelã. Mas você pode acrescentar mais fibras no seu suco na hora de prepará-lo basta adicionar, por exemplo, sementes de linhaça, aveia, farinha de maracujá ou de banana verde. Isso ajuda a manter sua diabetes controlada.

Veja Como Preparar Um Poderoso Suco Para Diabéticos Tipo 2 (tipo mais comum) ou Tipo 1 (mais raro):

Outra questão bastante interessante sobre o suco é por ele ser considerado um alimento “doce” que, na grande maioria das vezes, acaba satisfazendo, em parte, a vontade de comer doce. Isso porque, os alimentos adocicados, principalmente chocolates, bolos e doces em geral, são muito desejados por todos e acaba sendo extremamente complicado retira-los da dieta. O suco então entra como forma de sanar, inconscientemente, essa vontade de consumir doces.

É válido ressaltar que o uso de açúcar no suco deve ser evitado completamente. O uso de adoçante natural é o mais indicado, pois acaba deixando o suco com um sabor agradável e se assemelha bastante ao açúcar. No entanto, o açúcar mascavo também pode ser usado, em quantidade moderadas e controladas.

 

Veja abaixo algumas receitas de sucos para diabéticos, tanto de frutas quanto de legumes:

Cenoura e aipo:

 

  • 02 cenouras
  • 02 talos de aipo
  • 01 xícara de água (pode ser com gás se preferir)
  • Adoçante a gosto.

Maça / Cenoura / Linhaça / Hortelã:

 

  • 01 maçã inteira
  • 01 cenoura média ou grande
  • 01 xícara de água
  • Adoçante a gosto.

DETOX- Maça / Cenoura/ Pepino/ Água de coco/ Couve/ Hortelã: (suco desintoxicante)

 

  • 01 maça inteira
  • ½ cenoura
  • ½ pepino
  • 200 ml de água de coco
  • 01 folha de couve
  • Hortelã a gosto

DETOX- Abacaxi/ Erva doce/ Limão: (suco desintoxicante)

 

  • Cubos de abacaxi a gosto
  • Talos de erva doce a gosto
  • 01 xícara de chá de suco de limão
  • Raspas da casca do limão

– Todos os ingredientes acima são batidos no liquidificador e coá-los é da preferência de cada um. Crescente o adoçante somente no seu copo, pois se colocar direto na jarra e guardá-lo na geladeira o suco poderá amargar.

Suco Detox

 

Os sucos desintoxicantes, mais conhecidos como SUCOS DETOX, são muito bem vindos a dieta para quem tem diabetes. Isto porque sucos detox para diabéticos além de eliminarem o inchaço, melhoram o funcionamento digestivo, ativam o sistema imunológico e aumentam a hidratação do corpo. Nutricionistas explicam que esses sucos são ricos em fibras, vitaminas e minerais essenciais para a manutenção da saúde.

Alguns sucos para diabéticos e hipertensos podem ser feitos com a casca do alimento, enriquecendo ainda mais os nutrientes disponíveis no suco. Isso faz com que o uso de suplementos para diabéticos sejam diminuídos e assim tais sucos ajudam o organismo a trabalhar com alimentos mais naturais.